Arena

  • Nas arenas os atletas irão ter à sua disposição todas as infraestruturas necessárias (secretariado, informática, serviço de bar, Lojas, WC, babysiting, primeiros socorros, resultados, speaker, etc);
  • Nas arenas das provas da Sprint Mass Start e do Sprint Noturno não haverá serviço de bar;
  • No caso de pretender recorrer ao serviço babysiting solo duro, seleciona a opção correspondente no momento da inscrição na plataforma OriOasis.

Solo Duro e Banhos

Possibilidade para banhos e pernoita em regime de saco cama e colchão.

  • O Solo Duro será no pavilhão da escola ( a indicar em breve) 
  • É obrigatório o uso de calçado adequado no recinto;
  • Não é permitida a montagem de tendas ou similares dentro do pavilhão;
  • É proibido confecionar comida no interior do pavilhão;
  • É proibido lavar louças ou utensílios usados em refeições nas instalações do pavilhão;
     IMPORTANTE: qualquer destas infrações implica expulsão do espaço.

– Apenas terão acesso ao solo duro atletas com a pulseira identificativa atribuída pela organização mediante inscrição no OriOásis;
– A pulseira serve para segurança das instalações e pertences dos atletas.

Abertura: 06 de fevereiro – 19h00
Fecho: 08 de fevereiro – 15h00

Babysiting

Haverá serviço de babysiting na arena em todas as etapas.

  • Apenas terão acesso a este espaço, as crianças inscritas no OriOasis;
  • Cada criança receberá uma pulseira que deverá ser preenchida pelo responsável do menor;
  • As pulseiras vão ter a hora de partida do responsável, o qual pode deixar a criança no Babysitting 30 minutos antes da partida, devendo ir buscar a criança no máximo 30 minutos após a hora de chegada.

Alterações e mudanças Número SI-Card

  • Quaisquer mudanças no número do SI-Card devem ser efetuadas no Secretariado antes da partida.
  • Não será permitida a partida de atletas com alterações não validadas previamente no Secretariado.

Importante:

Qualquer alteração e mudança de SI depois do dia 02 de Fevereiro terá um custo de €3,00.

Escalões de Formação e Competição

  • Escalões de Formação destinam-se para atletas até aos 12 anos. Os escalões de competição destinam-se a atletas federados com experiência na modalidade;
  • Consulte na página das inscrições a lista dos escalões de formação e competição;
  • Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões.


Percursos Abertos

  • Os percursos abertos, designados por branco, verde, amarelo e vermelho, destinam-se a qualquer cidadão interessado em experimentar a modalidade, a praticantes sem inscrição válida na FPO ou a quem opte por participar a pares ou em grupo;
  • Consulte na página das inscrições quais os escalões abertos que existem e o respetivo grau de exigência técnica e física;
  • Consulte na página da informação técnica a distância definida para cada um dos escalões abertos.


Classificações

O resultado final da competição rege-se pelo Regulamento de Competições da FPO 

Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF

Prémios

  • WRE: Prémios para os 5 primeiros atletas nos escalões W21E e M21E;
  • *Sprint Mass Start: Prémios para as três primeiras equipas de cada Escalão;
  • *Sprint Noturno: Prémios para os três primeiros de cada Escalão
  • *BLOM 2026: Prémio para os 3 primeiros atletas de cada escalão de competição (5 primeiros atletas nos escalões M21E, W21E) e para os 3 melhores clubes.
  • PreO: Prémios para os três primeiros atletas em cada classe;
  • *T10, e H/D12 só serão atribuídas lembranças a todos os participantes desde que inscritos.
  • *Escalões abertos: prémios para os 3 primeiros de cada escalão

Sistema SPORTident

  • Nesta prova será utilizado o sistema electrónico SPORTident para controlo da execução dos percursos.
  • Cada atleta ou equipa leva, além do mapa, um SPORTident (a organização aluga a quem não tiver).
  • O atleta ou grupo (em escalão aberto) comprova a sua passagem por cada ponto de controlo inserindo o SPORTident no orifício da Estação SI de cada ponto de controlo (esperar até ouvir o bip e/ou o piscar do 2 led de confirmação).
  • Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida no mapa, sob pena de desclassificação.
  • Na chegada os dados do SPORTident são lidos para verificar a correcta execução do percurso.
  • Em caso de falha comprovada do sistema SPORTident, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa (R1, R2 e R3).
  • Caso o atleta altere o SPORTident, tem obrigatoriamente, antes da sua partida, que oficializar essa alteração no secretariado. Não serão autorizadas partidas de atletas com alterações de dados que não tenham a validação do secretariado. Essa alteração terá um custo de 3€

Aluguer de Cartão SPORTident (SI)

  • Os cartões SI alugados devem ser devolvidos à organização após o último dia de utilização.
  • A não devolução ou perda de um cartão SI alugado implicará uma taxa de 50€.

Alteração de número de cartão SPORTident

  • O aluguer de um cartão SI tem o custo de 2€ por etapa.
  • Quaisquer alterações ao número do cartão SI devem ser realizadas no Secretariado do Evento, antes do início das etapas.
  • Atletas não podem iniciar a prova se as alterações não tiverem sido previamente validadas pelo Secretariado do evento.

Tempos de partida 

  • Se tiver algum constrangimento relacionado com os tempos de partida, por favor, indique essa informação durante o processo de inscrição na plataforma OriOasis, nas observações.
  • Não haverá alterações na hora de partida depois de publicadas as listas de partidas.
  • Os escalões de H/D 10, H/D 12 e os escalões abertos, terão hora de partida atribuída, mas como referência apenas para não criar um grande aglomerado de atletas no mesmo minuto. Deverão iniciar a sua prova utilizando a Base “Start” que estará na Zona de Partidas como habitual.

Limite de tempo por etapa

Prova de Sprint : Limite de tempo de 50min.
Provas de Distância Média:
Limite de tempo de 2 horas.
Prova de PreO:
O limite de tempo será indicado nas informações técnicas específicas do PreO.


Seguro Desportivo

De acordo com a legislação em vigor, todos os participantes devem possuir seguro desportivo. Assim, todos estarão cobertos pela apólice de seguro da Federação Portuguesa de Orientação (FPO), nos seguintes termos:

  • Atletas federados na FPO: Cobertura pelo seguro desportivo da FPO.
  • Restantes participantes:
     – Escalões Open e de Formação: seguro gratuito
     – Escalões de Competição – 2€ por etapa (incluído na taxa de inscrição)
    Os participantes deverão fornecer o seu número de passaporte (preferencialmente) ou número de identificação nacional no processo de inscrição na plataforma OriOasis. Os cidadãos portugueses devem fornecer também o número de NIF.

O seguro da FPO e as condições da apólice estão fora do âmbito de responsabilidade dos organizadores do BLOM2026. Para informações detalhadas sobre as condições do seguro, entre em contacto com a FPO ou consulte a respetiva documentação.

  • Os Atletas federados na FEDO têm cobertura pelo seguro desportivo da FEDO.

Bar 

Haverá serviço de bar nas etapas de floresta

Secretariado

A funcionar na arena de competição nos 2 (dois) dias. As chaves das viaturas podem ser guardadas no Secretariado.

Primeiros Socorros

Em cada etapa estará montado um sistema de apoio e prestação de primeiros socorros. Mediante a verificação de cuidados acrescidos, será feita a evacuação e transporte para unidade de saúde identificada para o efeito.

Estacionamento

Localização: nos locais indicados pela organização

Centro do Evento

Informação em breve

Localização:

Horário: 

Morada

Coordenadas:

Recolha de Mapas (fair-play)

  • Não haverá recolha de mapas no final dos percursos. Por esse facto, apela-se ao fair-play de todos os participantes.